RI-FJP  Escola de Governo (EG)  EG – Comunicações em eventos científicos 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/116

Título: Jogos ocultos e potências médias: um estudo da atuação brasileira na OMC
Autor: Gonçalves, Pascoal Teófilo Carvalho
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2011
Descritores: Política externa
Comércio internacional
Política comercial
Brasil
Keywords: Foreign policy
International trade
Trade policy
Palavras-Chave: Regimes internacionais
Escolha racional
Resumo: Esse projeto tem por objetivo a construção de minha tese de doutorado, que busca explicar o comportamento do Brasil nas negociações sobre agricultura e serviços na Organização Mundial do Comércio. Partimos do seguinte problema: o que define o comportamento do Brasil nas negociações sobre agricultura e serviços na Organização Mundial de Comércio? Consideramos que o arcabouço teórico institucionalista liberal das Relações Internacionais é limitado em abordar nosso objeto. A fim de procedermos com a investigação, tomamos como modelo de análise o neo institucionalismo de escolha racional de George Tsebelis (1998) associado às Relações Internacionais. Valeremo-nos da noção de “jogos ocultos” desenvolvido por esse autor para analisar a participação do Brasil na agenda de comércio internacional a partir do entendimento de “jogos em arenas múltiplas” e de “projeto institucional”. Buscaremos comprovar ou refutar a seguinte hipótese: o comportamento do Brasil na OMC é determinado pelas características institucionais da Organização e por fatores contextuais.
Referência: GONÇALVES, Pascoal Teófilo Carvalho. Jogos ocultos e potências médias: um estudo da atuação brasileira na OMC. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABRI, 3., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ABRI, 2011.
Aparece na(s) coleção(ções):EG – Comunicações em eventos científicos

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Jogos Ocultos e Potências Médias um estudo da atuação....pdf112,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.