RI-FJP  Escola de Governo (EG)  EG – Dissertações de mestrado 

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Título: A gestão do conhecimento entre as propostas teórico-conceituais e a efetividade de sua implementação na administração pública: problemas e possibilidades
Autor: Silva, Max Melquíades da
Membros da banca: Dufloth, Simone Cristina
Nível: Mestrado
Instituição: Fundação João Pinheiro
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: Pós-graduação em Administração Pública
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2008
Descritores: Gestão do conhecimento
Administração pública
Keywords: Knowledge management
Public administration
Resumo: Apesar de seu discurso marcadamente vinculado às estratégias empresariais de competitividade e lucro, a gestão do conhecimento enquanto prática administrativa focada na utilização do conhecimento como vantagem competitiva, tem sido absorvida progressivamente por organizações públicas. Mas até que ponto as abordagens teóricas tradicionais acerca da gestão do conhecimento apresentam soluções convergentes com os princípios administrativos do Estado? Em que contexto se pode entender a apropriação da estratégia mercadológica de gestão do conhecimento por parte do estado? O estudo em questão tem por objetivo investigar a adequação das abordagens teóricas da gestão do conhecimento em relação aos princípios teóricos do Estado. Foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica que se volta sobre o núcleo da gestão do conhecimento, conforme definido nas categorias da epistemologia da ciência de Thomas Kuhn e Inre Lakatos, e busca identificar o contraste das proposições definidas no núcleo com a idéia de Estado definida pela filosofia política. A parte final do estudo analisa casos de implementação da estratégia de gestão do conhecimento em órgãos públicos brasileiros divulgados através de artigos e apresenta problemas e possibilidades encontrados pelas organizações do setor público que implantaram programas de gestão do conhecimento.
Abstract: Although its speech is tied up to the enterprise strategies of competition and profits, the management knowledge as an administrative experience is focus on the knowledge use as a competitive advantage, it has been absorbed gradually by public organizations. But to which extent the traditional theoretical approaches concerning the knowledge management present convergent solutions to those of the State? In which context is it possible to understand the marketing strategy appropriation of knowledge management by the State? The present study has the purpose of investigating the theoretical approach adjustment for knowledge management related to the theoretical principles of the State. It has a theoretical character and will be developed through bibliographical research for the hard nucleus of knowledge management, as defined in the categories of Thomas Kuhm’s science. It will also try to identify the contrast in the proposals defined in the nucleus with the State idea defined by Sociology. The final part will analyze cases of implementation of knowledge management strategy in the Brazilian public agencies as published in articles.
Referência: SILVA, Max Melquíades da. A gestão do conhecimento entre as propostas teórico-conceituais e a efetividade de sua implementação na administração pública: problemas e possibilidades. 2008. 175 f. Dissertação (mestrado em Administração Pública) - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte. 2008.
Aparece na(s) coleção(ções):EG – Dissertações de mestrado

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