RI-FJP  Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP)  CEPP – Artigos de periódicos 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/130

Título: Perfil e nível de satisfação dos turistas no Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha, MG
Título alternativo: Profile and levei of satisfaction of the tourists in the Tourist Pole of Vale do Jequitinhonha, MG
Autor: Cavalcanti, José Euclides Alhadas
Vieira Filho, Nelson A. Quadros
Gurgel, Ângelo Costa
Álvares, Lúcia Capanema
Lamounier, Wagner Moura
Afiliação: Centro Universitário UNA
Fundação João Pinheiro
Centro Universitário UNA
Centro Universitário UNA
Centro Universitário UNA
Data: 2004
Descritores: Turismo
Demanda
Keywords: Tourism
Demand
Palavras-Chave: Prodetur
Vale do Jequitinhonha
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o perfil e o nível de satisfação dos turistas em uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha, MG. A amostragem baseou-se na escolha aleatória de veículos de passeio nas vias de acesso ao Pólo e na identificação do motivo da viagem. Os resultados mostraram que o fluxo turístico é de origem predominantemente microrregional, com pouco uso dos serviços de hospedagem, com exceção dos municípios de Diamantina e Serro, onde o turismo interestadual é intenso. Os turistas mostraram-se satisfeitos com os serviços turísticos e públicos, o que pode ser explicado pelo baixo grau de exigência da maioria desses turistas, predominantemente de níveis de renda modestos. Apesar do potencial para o crescimento do turismo, a sua efetividade depende de investimentos em infra-estrutura e capacitação da população local para a recepção turística, de forma a incrementar o fluxo turístico oriundo de outros Estados e sem vínculos e sem vínculos locais.
Abstract: This work aims at analyzing the profile and level of satisfaction of the tourists in a low development region in Brazil – “Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha”, in Minas Gerais. The sample was based in the selection of vehicles on the main roads accessing the Pole and in the identification of the motivations for traveling towards the Pole. The results show that the flow in mainly regional and the tourism services are underutilized. Only in the cities of Diamantina and Serro , those services are intensive demanded. The level of satisfaction by tourists is good, which can be associated with the low level of income and information of the tourists. Despite the potential to increase the tourist flow, its effectiveness depends on high level of investments in infrastructure and in the population receiving capacity.
Referência: VIEIRA FILHO, N. A. Q.; CAVALCANTI, J. E. A.; LAMOUNIER, W. M.; GURGEL, A. C.; ALVARES, L. M. C. Perfil e nível de satisfação dos turistas no Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha, MG. Reuna, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 9-23, 2004.
ISSN: 2179-8834
Aparece na(s) coleção(ções):CEPP – Artigos de periódicos

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Perfil e nível de satisfação dos turistas no Pólo Turístico....pdf5,1 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.