RI-FJP  Centro de Estatística e Informações (CEI)  CEI – Dissertações de mestrado 

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Título: Diferenciais de ingresso escolar segundo o tempo de residência nos municípios de Minas Gerais em 1991
Autor: Miranda-Ribeiro, Adriana de
Orientador: Rigotti, José Irineu Rangel
Coorientador: Barroso, Leônidas Conceição
Nível: Mestrado
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2001
Descritores: Educação
Migração
Acesso à educação
Keywords: Education
Migration
Access to education
Resumo: Esta dissertação analisou os diferenciais de eficiência no ingresso escolar para os residentes em Minas Gerais, em 1991, separados em três grupos, conforme o status migratório: natural, migrante antigo e migrante recente; de cinco áreas, definidas de acordo com a Taxa Líquida de Migração (TLM) do município de enumeração. A eficiência no ingresso escolar foi obtida a partir da taxa de cobertura escolar, aplicandose o Modelo PROFLUXO, de Philip Fletcher, utilizando-se os microdados do Censo Demográfico de 1991. Procurou-se responder: como se comporta o ingresso escolar dos três grupos, de áreas diferentes; o que se pode inferir sobre o fenômeno migratório, à luz das características educacionais dos três grupos; como se comporta o modelo PROFLUXO em áreas desagregadas.
Abstract: This thesis analyzes the school access differentials to the residents in Minas Gerais in 1991, separated in three groups, in accord to the migration status: natural, old migrant and recent migrant; of five different areas, defined by the Migration Net Ratio of the enumeration county. The appliance of Philip Fletcher’s ‘PROFLUXO Model’, using the Demographic Census of 1991 microdata, determines the efficiency of school access. The thesis tried to answer three questions: how do the school access work in different groups of different areas; what can be said of the migratory phenomenon, by the educational characteristics of the three groups; how does the PROFLUXO Model work in desegregated areas.
Referência: MIRANDA-RIBEIRO, Adriana. Diferenciais de ingresso escolar segundo o tempo de residência em Minas Gerais. Belo Horizonte: PUC-MG, 2001. 105 f. Dissertação (Mestrado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
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