RI-FJP  Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP)  CEPP – Dissertações de mestrado 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/167

Título: A competitividade das exportações argentinas: 1980-92
Autor: Chiari, Juliana Rodrigues de Paula
Orientador: Locatelli, Ronaldo Lamounier
Nível: Mestrado
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 1994
Descritores: Exportação
Comercio exterior
Competitividade
Política monetária
Argentina
Keywords: Exportation
Foreign commerce
Competitiveness
Monetary policy
Resumo: A dissertação aborda a análise da competitividade das exportações da Argentina, refletida pela evolução da paridade da moeda a partir do programa de dolarização da economia. Tradicionalmente, a competitividade de um país é mensurada comparando se as taxas de inflação doméstica e internacional, dentro da abordagem da paridade do poder de compra da moeda. Todavia, há um consenso na literatura teórica quanto à inadequação deste indicador. As mais contundentes críticas vinculam-se à inclusão dos bens não comerciáveis no cálculo dos índices tradicionais de inflação, ferindo a racionalidade do estudo da competitividade internacional entre os países. O período analisado é razoavelmente longo, consistindo em dados mensais de 1980 a 1992. Conclui-se que concluir que o desequilíbrio das contas externas foi sendo solucionado através de um pseudo-ajuste do balanço de pagamentos, mediante a atração de capitais de curto prazo. Urge a realização de um verdadeiro ajuste das contas externas, que só pode ser processado em um ambiente de liberalização das importações e por meio da expansão das exportações. Entretanto, a viabilização dessa estratégia demanda profundas modificações na estrutura produtiva argentina em prol do ganho de produtividade e competitividade doméstica.
Referência: CHIARI, Juliana Rodrigues de Paula. A competitividade das exportações argentinas: 1980-92. 1994. 98 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994.
Aparece na(s) coleção(ções):CEPP – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
A competitividade das exportações argentinas.pdf4,55 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.