RI-FJP  Escola de Governo (EG)  EG – Dissertações de mestrado 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/168

Título: Conflitos e constrangimentos que cercam a implementação de políticas educacionais voltadas para a equidade: o caso da Escola Plural
Autor: Saraiva, Ágnez de Lélis
Orientador: Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
Membros da banca: Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
Carneiro, Ricardo
Somarriba, Maria das Mercês Gomes
Nível: Mestrado
Instituição: Fundação João Pinheiro
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: Pós-Graduação em Administração Pública
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 22-Nov-2007
Descritores: Política educacional
Escola plural
Reforma do ensino
Belo Horizonte (MG)
Keywords: Educational policy
Plural school program
Education reform
Resumo: Esta dissertação analisou os problemas e os conflitos gerados na implementação da Escola Plural,política educacional da Prefeitura de Belo Horizonte a partir de 1995. Mostrou que esta política fazia parte de um contexto de reformas que atravessavam as diversas nações da América Latina, em um momento em que os sistemas educacionais se apresentavam ineficientes e ineficazes. E contribuíam para a criação e agravamento das desigualdades educacionais entre pobres e ricos. A Escola Plural foi considerada uma política voltada para equidade entendida como reconhecimento da diversidade de itinerários educativos de seus estudantes. Políticas educacionais com esse objetivo revelaram ser difíceis de serem implementadas, pois exigiam mudanças na organização das escolas e dos sistemas educacionais, alterando rotinas e tecnologias amplamentes aceitas e historicamentes erraizadas na cultura da população. Além disso, foram identificadas outras variáveis que poderiam interferir no processo de implementação. Foram destacadas a concepção dos gestores municipais sobre o processo de implementação da Escola Plural, a forma de sua implementação, o seu modelo de organização e gestão, a distribuição dos seus custos e benefícios, os conflitos gerados e a intensidade deles. As analises identificaram que havia, entre os gestores municipais de Belo Horizonte, a certeza da complexidade e dificuldade do processo de implementação da Escola Plural e, por isso, mobilizaram uma grande quantidade de recursos. Porem, um otimismo sobre a recepção da proposta pelos atores escolares levou a uma subestimação dos conflitos e da resistência a nova política educacional. O modelo de gerenciamento e de gestão foram adequados. Mas, por gerar um alto custo sobre os professores que deveriam ser os implementadores, a Escola Plural enfrentou forte resistência deste ator. Entre os custos, destaca-se a necessidade de mudanças na organização das escolas e na rotina de trabalho docente, acarretando a sensação de perda e, consequentemente, formas diversas de resistência à sua implementação. Nas três escolas analisadas foram identificadas mudanças. Em duas delas as mudanças organizacionais foram maiores e houve uma aproximação signif1cativa entre a sua organização e o desenho da Escola Plural. Em uma, as mudanças foram pequenas e preservou-se muito do modelo tradicional. Contudo,percebeu-se uma adaptação entre o desenho (macro implementação) e a forma como as escolas municipais vêm se organizando e implementando a Escola Plural (micro. O modelo de organização e as rotinas das escolas municipais de Belo Horizonte foram alterados em muitos aspectos, mas preservaram muito do modelo de educação que a Escola Plural procurou combater.
Referência: SARAIVA, Ágnez de Lélis. Conflitos e constrangimentos que cercam a implementação de políticas educacionais voltadas para a equidade: o caso da Escola Plural. 2007. 253 f. Dissertação (mestrado em Administração Pública) - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte. 2007.
Aparece na(s) coleção(ções):MAP – Dissertações de mestrado
EG – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Conflitos e constrangimentos que cercam a implementação de políticas.pdf8,49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.