RI-FJP  Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP)  CEPP – Dissertações de mestrado 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/176

Título: Impactos sociais dos processos de abertura comercial: o caso do setor leiteiro em Minas Gerais
Autor: Gomes, Maria de Fátima Almeida Barbosa
Orientador: França, Múcio
Membros da banca: França, Múcio
Lemos, Mauro Borges
Carneiro, José Marcos
Nível: Mestrado
Instituição: Fundação João Pinheiro
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: Pós-Graduação em Administração Pública
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2000
Descritores: Indústria de laticínio
Gado leiteiro
Liberalização comercial
Keywords: Dairy products industry
Dairy cattle
Trade liberalization
Palavras-Chave: Abertura comercial
Setor leiteiro
Modernização
Resumo: O setor leiteiro nacional, bem como toda a cadeia agroindustrial do leite, passou, durante a década de 90, por uma série de modificações. A abertura do país ao comércio internacional, a desregulamentação do mercado e o aumento interno da demanda por produtos lácteos, dentro de um contexto de economia global, preservando os princípios do neoliberalismo, trouxeram inúmeras conseqüências para o setor leiteiro. A abertura do país ao comércio internacional, de forma indiscriminada e unilateral, sem a instituição de mecanismos de sustentação para os setores mais frágeis, inclusive o leite, propiciou a entrada maciça de produto estrangeiro, subsidiado na origem. As importações deprimiram os preços, em que pese o aumento da produção nos plantéis mais desenvolvidos que se modernizaram para enfrentar a acirrada concorrência dos produtos estrangeiros, de maneira a atender uma indústria cada vez mais exigente em termos de qualidade. O presente estudo tem como finalidade refletir sobre as mudanças ocorridas, estudar a situação real dos produtores de leite, fomentar a discussão sobre o assunto e, sobretudo, fornecer subsídios, inclusive ao governo nacional, alertando para a necessidade emergente de políticas públicas para o setor, inclusive um programa de reconversão dos pequenos produtores para outras atividades. Realizou-se um estudo de caso no município de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, através de pesquisa direta, onde se detectaram a intensa profissionalização do setor, o abandono da atividade por pequenos produtores e a perda de postos de trabalho. Em síntese, o setor se especializa e o capital se concentra, eliminando produtores e postos de trabalho da atividade.
Referência: GOMES, Maria de Fátima Almeida Barbosa. Impactos sociais dos processos de abertura comercial: o caso do setor leiteiro em Minas Gerais. 2000. 157 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Escola de Governo, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte. 2000.
Aparece na(s) coleção(ções):CEPP – Dissertações de mestrado
MAP – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Impactos sociais dos processos de abertura comercial.pdf10,23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.