RI-FJP  Centro de Estatística e Informações (CEI)  CEI – Artigos de periódicos 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/181

Título: Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
Título alternativo: An analysis of literacy evaluation in the state of Minas Gerais: evolution and inequalities
Autor: Riani, Juliana de Lucena Ruas
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2012
Descritores: Alfabetização
Educação
Minas Gerais
Keywords: Literacy
Education
Palavras-Chave: Desigualdades regionais
Proalfa
Resumo: Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.
Abstract: This study analyzed the results of the Literacy Assessment Program in 2006 and 2010 and the evolution of regional inequalities between schools and between students of public school in Minas Gerais. Its results indicate that between 2006 and 2010 students’ literacy levels increased considerably. However, this result is an average of the proficiencies of students and does not take into account how students are distributed around this average, ie, it does not take into account the inequalities between regions, schools and students. Thus, this paper analyzed the evolution of proficiency differences between regions, between students and between schools. The results showed that there was a decrease both in the inequality between regions in the state of Minas Gerais and in the inequality between students. However, the inequality between schools increased.
Referência: RIANI, Juliana de Lucena Ruas; SILVA, Vania Candida da; SOARES, Tufi Machado. Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v.23, n.53, p. 126-147. set/dez. 2012
ISSN: 0103-6831
Aparece na(s) coleção(ções):CEI – Artigos de periódicos

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais evolução e desigualdades.pdf263,06 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.