RI-FJP  Escola de Governo (EG)  EG – Relatórios de pesquisa 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/226

Título: Os governos subnacionais na gestão da segurança cidadã: a experiência brasileira
Título alternativo: Los gobiernos subnacionales en la gestión de la seguridad ciudadana: la experiencia brasilera
Autor: Lima, Renato Sérgio de
Souza, Letícia Godinho de
Paula, Liana de
Afiliação: Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Fundação João Pinheiro
Universidade Federal de São Paulo
Data: Jan-2014
Descritores: Segurança pública
Políticas públicas
Poder local
Keywords: Public safety
Public policies
Local authority
Palavras-Chave: Segurança cidadã
América Latina
Resumo: O documento de discussão do Diálogo Sub-Regional de Política de Segurança Cidadã 2013 apresenta as principais experiências brasileiras na gestão da segurança cidadã por parte dos governos subnacionais desde os anos oitenta até o presente. Dentre as intervenções de segurança cidadã apresentadas no nível intermédio estão: o modelo Koba de policiamento comunitário de São Paulo, o programa Fica Vivo de Minas Gerais, o programa Pacto Pela Vida de Pernambuco, as Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro e o programa Paraná Seguro do Paraná. As experiências de atuação municipal apresentadas no documento são as dos municípios de Diadema (SP) e Canoas (RS). O documento também analisa as temáticas de sistemas de informação e avaliação de políticas públicas na área de segurança, bem como parcerias público-privadas para a segurança cidadã. Lições aprendidas e direções futuras também são apresentadas no texto. O anexo I apresenta a memória com as principais conclusões do Diálogo Sub-Regional de Políticas de Segurança Cidadã, que teve lugar na cidade de Porto Alegre (RS) nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2013, com a organização do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. O encontro reuniu autoridades e delegações de 17 governos subnacionais da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Paraguai e Panamá. Também contou com a participação de representantes e especialistas do Instituto Igarapé, o Inter-American Dialogue, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Organização de Estados Americanos, e o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, entre outros.
Referência: LIMA, Renato Sérgio de; SOUZA, Letícia Godinho de; PAULA, Liana de. Os governos subnacionais na gestão da segurança cidadã: a experiência brasileira. Washington, EUA: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2014.
Aparece na(s) coleção(ções):EG – Relatórios de pesquisa

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Os governos subnacionais na gestao da seguranca cidada.pdf873,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
Los gobiernos subnacionales en La gestión de la seguridad ciudadana.pdf904,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.