RI-FJP  Centro de Estatística e Informações (CEI)  CEI – Dissertações de mestrado 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/270

Título: Desigualdade de rendimentos e discriminação por gênero no Brasil em 1999
Autor: Santos, Renato Vale
Orientador: Ribeiro, Eduardo Pontual
Nível: Mestrado
Instituição: Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul
Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas
Programa: Pós-Graduação em Economia
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2005
Descritores: Desigualdade de renda
Trabalho feminino
Discriminação sexual
Mercado de trabalho
Keywords: Income inequality
Female labor
Sex discrimination
Labor market
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo estudar as diferenças de rendimentos por gênero no mercado de trabalho brasileiro em 1999. Especificamente, procuramos estudar e mensurar a discriminação e a existência do fenômeno glass ceiling, que representa uma barreira invisível no crescimento dos rendimentos das mulheres em relação aos homens nos quantis mais elevados da distribuição de rendimentos. Utilizamos a metodologia de Machado e Mata (2004), que consiste na estimação da distribuição marginal de rendimentos consistente com a distribuição condicional estimada pelo método de regressão quantílica. Está técnica possibilita averiguar o impacto de cada covariável e sua respectiva contribuição na diferença de rendimentos entre os gêneros ao longo da escala de quantis, propiciando assim, mais informações que o método tradicional de mínimos quadrados ordinários. Podemos também decompor as mudanças na distribuição de rendimentos entre os gêneros, em mudanças atribuídas às características observáveis dos trabalhadores, ou atributos, e mudanças atribuídas aos retornos destas características, ou os coeficientes. Os resultados mostram que existem diferencias explicados apenas pelos coeficientes, e eles são bastante heterogêneos. Sendo positivas paras as mulheres nos rendimentos mais baixos e negativos para os rendimentos mais altos da distribuição. Encontramos evidências consideráveis de que existe glass ceiling no mercado de trabalho do Brasil.
Referência: SANTOS; Renato Vale. Desigualdade de rendimentos e discriminação por gênero no Brasil em 1999. 2005. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Aparece na(s) coleção(ções):CEI – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Desigualdade de rendimentos.pdf713,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.