RI-FJP  Centro de Estatística e Informações (CEI)  CEI – Artigos de periódicos 

Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/49

Título: A Expectativa do Professor e o Desempenho dos Alunos
Título alternativo: Teacher’s Expectation and Students’ Performance
Autor: Soares, Tufi Machado
Fernandes, Neimar da Silva
Ferraz, Mariana Santos Botarro
Riani, Juliana de Lucena Ruas
Afiliação: Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora
Fundação João Pinheiro
Data: 2010
Descritores: Avaliação educacional
Estudante
Interação professor aluno
Aprendizagem
Keywords: Educational evaluation
Student
Teacher-student interaction
Learning
Palavras-Chave: Expectativa do professor
Desempenho do aluno
Modelos de regressão hierárquicos
Resumo: Este trabalho enfoca dois aspectos fundamentais na interação professor-aluno: a sintonia entre o professor e sua turma, e a expectativa do professor quanto ao desempenho dos alunos. Cruzando-se informações de diferentes instrumentos contextuais, aplicados aos professores e alunos, com os resultados dos testes cognitivos dos alunos, pôde-se identificar os fatores que distorcem a percepção do professor acerca da turma e influenciam sua expectativa. Constatou-se que a expectativa do professor é influenciada por suas percepções em relação ao ambiente escolar e pelas características sociodemográficas dos alunos. Observou-se que a expectativa do professor provoca um impacto positivo na proficiência do aluno, mesmo considerando-se o efeito de variáveis sociodemográficas tradicionalmente associadas ao desempenho. Essas conclusões foram obtidas a partir da construção de modelos hierárquicos.
Abstract: This work focus on two basic aspects on teacher-student interaction: the tune between teacher and their class, and teacher’s expectation with regard to students’ performance. When cross analyzing the information of different contextual instruments, applied to teachers and students, with results of the students’ cognitive tests, it was possible to identify the factors that distort the teacher’s perception about the class and influence his/her expectation. It was noticed that the teacher’s expectation is influenced by his/her perceptions in relation to the school environment and the students’ social-demographic characteristics. It was observed that the teacher’s expectation provokes a positive impact on the student’s proficiency, even when it is considered the effect of social-demographic variables, which are traditionally associated to the performance. All these conclusions were obtained by constructing hierarchical models.
Referência: SOARES, T. M.; FERNANDES, N. S.; FERRAZ, M. S. B.; RIANI, J. L. R. A expectativa do professor e o desempenho dos alunos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 157-170, jan./mar. 2010.
ISSN: 0102-3772
DOI: 10.1590/S0102-37722010000100018
Appears in Collections:CEI – Artigos de periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A Expectativa do Professor e o Desempenho dos Alunos.pdf960,21 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License

Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.