RI-FJP  Centro de Estatística e Informações (CEI)  CEI – Artigos de periódicos 

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Título: Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
Título alternativo: Family Background versus school profile of the municipality: which has greater impact on the academic performance of Brazilian students?
Autor: Riani, Juliana de Lucena Ruas
Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Universidade Federal de Minas Gerais
Data: 2008
Descritores: Educação
Escola
Pesquisa educacional
Família
Keywords: Education
School
Educational research
Family
Palavras-Chave: Estratificação educacional
Resumo: Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.
Abstract: On people's school career, many factors can influence their success, such as those related to the familiar environment, the availability, and quality of the school and teacher's infrastructure. In Brazil, the majority of the researches shows the great importance of the family at the children's education, and reveals a strong educational stratification. However, the last thing to know is how the school's quality and its docents can lower this stratification. This article tries to investigate the determinants of the educational results on the primary and secondary levels in Brazil, considering factors related to the familiar environment and school structure of the counties. This analysis is important because it examines which factors of the scholar environment of the cities can lower the importance of the familiar environment, in the meaning of reduce the educational stratification, in other words, the relation between the a person's school career and its social origin.
Referência: RIANI, J. L. R.; RIOS-NETO, E. L. G. Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?. Revista Brasileira de Estudos da População, v. 25, n. 2, p. 251-269, jul./dez. 2008.
ISSN: 0102-3098
DOI: 10.1590/S0102-30982008000200004
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