RI-FJP  Centro de Estatística e Informações (CEI)  CEI – Artigos de periódicos 

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Título: Impactos da estrutura etária em indicadores de educação no Brasil, 1991
Autor: Riani, Juliana de Lucena Ruas
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2001
Descritores: Ensino fundamental
Ensino público
População em idade escolar
Indicador social
Keywords: Basic education
Public education
School-age population
Social indicator
Resumo: O artigo analisa a relação existente entre o tamanho relativo da população em idade escolar e a quantidade e qualidade do ensino fundamental no Brasil, através de uma análise cross section dos municípios brasileiros no ano de 1991, utilizando como referência metodológica o trabalho de Schultz (1987). Desta forma, avalia-se se a queda da fecundidade, com alterações na razão de dependência, terá um impacto positivo na quantidade e na qualidade do ensino brasileiro. O trabalho faz também uma análise descritiva dos estados e municípios levando em consideração alguns indicadores educacionais, permitindo estudar as particularidades destes indicadores. Conclui que uma queda da fecundidade e, consequentemente, uma diminuição proporcional na população jovem trarão impactos positivos no sistema educacional, proporcionando um aumento da cobertura do ensino público e uma melhora na sua qualidade.
Abstract: The article analyses the relations between the relative size of population in school age and the quantity and quality of the fundamental teaching in Brazil, through a Brazilian municipalities cross-section analyses concern to 1991, using as a methodological base the Schultz work (1987). In this sense, is made an evaluation if the fecundity fall, changing the dependency rate, result in a positive impact on the quality and quantity of the Brazilian education system. The article also developes a state and municipalities descriptive analysis, considering some educational indicators, making it possible to study the indicator’s particularities. The basic conclusion was that a fecundity fall, and the consequent reduction in the proportion of young population, would bring some positive impacts on the educational system, resulting in the increasing public teaching offer as well as its quality.
Referência: RIANI, J. L. R. Impactos da estrutura etária em indicadores de educação no Brasil, 1991. Revista Brasileira de Estudos da População, Campinas, v. 18, n.1/2, p. 15-33, jan./dez. 2001.
ISSN: 0102-3098
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