RI-FJP  Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP)  CEPP – Artigos de periódicos 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/71

Título: Os problemas da comercialização de hortigranjeiros na região metropolitana de Belo Horizonte
Autor: Rezende, João Batista
Castro, Alcione Ribeiro
Starling, Mônica Barros de Lima
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Fundação João Pinheiro
Fundação João Pinheiro
Data: 1993
Descritores: Produto agrícola
Abastecimento de alimentos
Preço agrícola
Ceasa
Mercado agrícola
Keywords: Agricultural product
Food supply
Farm price
Ceasa
Agricultural market
Palavras-Chave: Regiões de planejamento
Comercialização do varejo
Resumo: O abastecimento urbano tem-se tornado, nos anos recentes, questão de extrema relevância, tendo em vista o crescimento e o empobrecimento das populações no entorno dos grandes centros urbanos do país, ampliando o já elevado déficit alimentar. O Brasil está entre os cinco países com maiores problemas de desnutrição entre sua população. No entanto, somente a partir do final da década de sessenta é que se inicia o movimento de implantação das centrais de abastecimento, ainda restrito às capitais. Os mercados existentes localizavam-se então nas áreas centrais das grandes cidades, criando problemas para sua expansão física, pois não permitiam o controle e o acompanhamento das quantidades e preços dos produtos comercializados. A maior parte dos produtos comercializados na CEASA/MG - Unidade Grande BH é produzida no Estado de Minas Gerais. Os produtos com elevado índice de perecibilidade, como as folhosas e algumas das hortaliças-fruto, são procedentes da Região Central, com grande concentração na RMBH. As outras regiões produtoras mais importantes são: o Sul de Minas, no fornecimento de batata-lisa e banana-prata; o Alto Paranaíba, no fornecimento da cenoura; o Rio Doce, que tem participação significativa na comercialização de quiabo e jiló-comprido; e o Norte de Minas, no fornecimento de banana-nanica.
Referência: STARLING, M. B. L.; RESENDE, J. B.; CASTRO, A. R. Os Problemas da comercialização de hortigranjeiros na região metropolitana de Belo Horizonte. Análise e Conjuntura, Belo Horizonte, v. 7, n.1, p. 24-38, 1993.
ISSN: 0102-7085
Aparece na(s) coleção(ções):CEPP – Artigos de periódicos

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Os Problemas da Comercialização de Hortigranjeiros.pdf587,6 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.