RI-FJP  Escola de Governo (EG)  EG – Artigos de periódicos 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/96

Título: A gestão da escola pública de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
Autor: Leite, Maria Ruth Siffert D. T.
Duarte, Vanda Catarina
Afiliação: Fundação João Pinheiro
-
Data: 2003
Descritores: Escola pública
Ensino fundamental
Administração escolar
Desempenho escolar
Keywords: Public school
Basic education
School administration
School performance
Resumo: A evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização do ensino fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir dos anos noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A Constituição de 1988 e as recentes alterações nas legislação nacional - promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e de Valorização do Magistério (FUNDEF,1997) - redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A nova legislação institucionalizou a aceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, a partir do novo modelo de gestão escolar instituído pela legislação vigente, e como tem ocorrido o atendimento às crianças provenientes de famílias de situação desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Referência: LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; DUARTE, Vanda Catarino. A gestão da escola pública de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças. Revista Gestão & Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2003.
ISSN: 2177-6652
Aparece na(s) coleção(ções):EG – Artigos de periódicos

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
A gestão da escola pública de ensino fundamental e a diversidade.pdf109,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.