RI-FJP 

FAQ (Perguntas Frequentes)

A seguir encontram-se algumas respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro.

1. O que é o Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

2. Quais são os objetivos do Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

3. Como foi desenvolvido o Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

4. Como está organizado o Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

5. Que tipo de documentos posso encontrar no RI-FJP?

6. Que direitos de autor estão associados aos documentos?

7. Como é o uso da licença Creative Commons no RI-FJP?

8. Qual é a política de acesso no RI-FJP?

9. Como posso encontrar a informação de que necessito?

10. Quais as facilidades oferecidas pelo cadastramento no RI-FJP?

11. Como posso ser avisado se um novo documento é adicionado a uma coleção?

12. Quem pode depositar documentos no RI-FJP?

13. Quais os benefícios do autor ao tornar disponível e acessível sua produção científica no RI-FJP?

14. Se ocorrer erro no sistema, quem devo contatar?



1. O que é o Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

É um serviço de informação científica dedicado à gestão da produção intelectual da Fundação João Pinheiro. Seu conteúdo está disponível ao público e, por estarem amplamente acessíveis, proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição.


2. Quais são os objetivos do Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

O RI-FJP tem por objetivos reunir, armazenar, organizar, preservar e disseminar informações científicas produzidas por pesquisadores da instituição e contribuir para o aumento do impacto da investigação desenvolvida na FJP. Além disso, o RI-FJP pretende aumentar a visibilidade da FJP e dos que nela trabalham, servindo como indicador tangível de sua qualidade e da relevância científica, econômica e social das suas atividades de investigação e ensino.


3. Como foi desenvolvido o Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

Ele foi implantado com a utilização do software DSpace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com a Hewlett-Packard Labs (HP), para armazenamento, preservação e disseminação de material em formato digital.


4. Como está organizado o Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)?

O RI-FJP é formado por comunidades que organizam o conteúdo em coleções, unidades armazenadoras dos documentos depositados. A criação de comunidades obedece à estrutura organizacional da Fundação João Pinheiro. As comunidades representam os núcleos de pesquisa e as unidades de ensino. As coleções representam as tipologias documentais.


5. Que tipo de documentos posso encontrar no RI-FJP?

É possível encontrar artigos publicados em periódicos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros, teses, dissertações, trabalhos publicados em anais de eventos, relatórios e notas técnicas.


6. Que direitos de autor estão associados aos documentos?

Os autores concedem à Fundação João Pinheiro uma licença não-exclusiva (Termo de Autorização do Autor) para arquivar, tornar acessível e distribuir eletronicamente, por intermédio do RI-FJP, seus documentos em formato digital. Com a concessão dessa licença, os pesquisadores e docentes continuam a reter seus direitos de autor. Os documentos postos à disposição no RI-FJP poderão ser licenciados pelo Creative Commons. Para maiores informações sobre essa licença, consulte o sítio http://www.creativecommons.org.br


7. Como é o uso da licença Creative Commons no RI-FJP?

No termo de autorização, o autor e/ou depositante deve responder a duas perguntas, listadas abaixo, sobre se deseja

a) Permitir uso comercial de sua obra?
( ) Sim
( ) Não

b) Permitir alterações em sua obra?
( ) Sim
( ) Sim, contanto que outros compartilhem pela mesma licença
( ) Não

Todas as licenças mantêm os seus direitos autorais sobre a obra, mas possibilitam copiá-la e distribuí-la, desde que obrigatoriamente se atribua crédito ao autor e sejam respeitadas as demais condições escolhidas. Com base nas respostas às perguntas acima, será exibida a licença especificada na página do trabalho no RI-FJP.



8. Qual é a política de acesso no RI-FJP?

A maioria dos documentos está disponível para livre acesso. Contudo, alguns podem ter acesso restrito em respeito aos direitos autorais.


9. Como posso encontrar a informação de que necessito?

É possível localizar a informação desejada através da pesquisa direta ou conforme a seguinte navegação (as opções localizam-se no menu superior esquerdo):
  • comunidades: permite consultar as várias comunidades disponíveis e visualizar as respectivas coleções;

  • data de publicação: permite consultar uma lista de todos os documentos por ordem cronológica;

  • autor: permite consultar uma lista por ordem alfabética dos autores e documentos submetidos;

  • título: permite consultar uma lista por ordem alfabética dos títulos dos documentos disponíveis;

  • assunto: permite consultar uma lista por ordem alfabética dos descritores autorizados (vocabulário controlado) atribuídos aos itens;

  • tipo de documento: permite consultar uma lista por ordem alfabética dos tipos de documento a que um item pode ser atrelado.
Pesquisar:
Para pesquisar todo o conteúdo do repositório, utilize a caixa de pesquisa localizada no centro da página inicial. Para limitar a sua pesquisa a uma comunidade ou a coleção específica, navegue até elas e utilize a barra da pesquisa da página. Pode-se ainda utilizar a pesquisa avançada, limitando a busca a campos específicos.



10. Quais as facilidades oferecidas pelo cadastramento no RI-FJP?

O cadastramento no RI-FJP oferece as seguintes facilidades para os cadastrados:
  • receber um e-mail avisando sobre novos itens adicionados à coleção na qual se cadastrou;

  • submeter itens à coleção na qual se cadastrou mediante autorização prévia da equipe do RI-FJP;

  • alterar seu perfil.

11. Como posso ser avisado se um novo documento é adicionado a uma coleção?

É possível receber alertas por e-mail sempre que um novo documento é adicionado a uma coleção. Para utilizar o serviço, é necessário efetivar o cadastro no sistema. Proceda da seguinte maneira:

1. acesse a opção Meu espaço, localizada no menu esquerdo da página inicial. Selecione a opção Usuário novo. Siga as orientações descritas para o cadastramento;

2. para assinar uma coleção e receber alertas de atualizações por email, visite a página da coleção e clique no botão cadastrar, localizado no centro da página, para inscrever-se.



12. Quem pode depositar documentos no RI-FJP?

Os conteúdos são submetidos pelos membros das comunidades. Podem depositar documentos no repositório: pesquisadores da FJP, professores da Escola de Governo (FJP) e demais pesquisadores ou técnicos vinculados às atividades de pesquisa da FJP.


13. Quais os benefícios do autor ao tornar disponível e acessível sua produção científica no RI-FJP?
  • aumento da visibilidade de sua produção científica;
  • possibilidade de reunir e armazenar todos os trabalhos científicos de sua autoria permanentemente num ambiente seguro;
  • redução da possibilidade de plágio. Ao tornar disponíveis seus documentos no repositório, o autor favorece o registro da autoria;
  • possibilidade de acompanhar, pelo módulo de estatística, a quantidade de consultas e downloads de seus documentos.

14. Se ocorrer erro no sistema, quem devo contatar?

Se o sistema não corresponder ao esperado ou havendo alguma dificuldade, por favor, contate os gestores do RI-FJP pelo e-mail repositorio.institucional@fjp.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3448-9513.